ANU PRETO - Símbolo da CUFA
O Anu-Preto é um pássaro presente em todo o Brasil, encontrado em pastagens, campos, jardins, entre outras áreas abertas. Durante o período colonial, os portugueses e espanhóis usavam este nome para insultar os escravos e as pessoas de pele muito negra. O tempo foi se tornando aliado do preconceito contra esse pássaro, bem como contra os negros, fazendo com que a ave fosse culturalmente odiada pela população. A ave se transformou oficialmente no símbolo do agouro.
A CUFA, mantendo a sua posição de quebrar os paradigmas, sobretudo os aplicados contra a população já estigmatizada, escolheu o pássaro Anu como o seu maior símbolo, a fim de fortalecer a cultura negra.
O PRÊMIO
Idealizado e realizado pela CUFA – Central Única das Favelas – O Prêmio Anu tem como principal objetivo destacar ações de toda natureza desenvolvidas dentro de Favelas em todo território nacional que contribuam para o desenvolvimento humano e social desses espaços. Identificando ações que tragam um novo significado para esses territórios e novas formas de convivências, o Prêmio Anu volta o olhar para essas iniciativas que colaboram diretamente para a melhoria de vida dos moradores, desconstruindo assim o estigma imposto a esses espaços e suas populações buscando a consolidação de uma sociedade mais justa.
O Prêmio Anu é muito mais do que um prêmio, mais que um símbolo; é o reconhecimento das ações desenvolvidas na busca do sentimento de vitória dos que nasceram invisíveis, por conta de sua condição social, e fazem a diferença.
O surgimento da CUFA partiu desta busca - da crença no protagonismo de milhares de jovens invisíveis que hoje têm voz, identidade e respeito. A partir de 2001, insistimos e conseguimos aproximar a favela do asfalto, promovemos encontros sempre acreditando que potencializar diálogos é a melhor forma de inserção. Ganhamos força política, pautamos, emponderamos e transformamos a vida de pessoas ao simplesmente lhes dar acesso ao que antes era inalcançável.
Em 2011 esta jovem organização celebra 10 anos de existência formal, e seguindo as comemorações, parabenizamos as Favelas de todo o Brasil pela luta em demonstrar seus valores. Parabenizamos os atores sociais, que interferem em prol da qualidade de vida nas regiões em que trabalham conscientes, sobre a necessidade de equilíbrio entre os poderes que se exercem sobre cada espaço, parabenizamos aqueles que mediam a paz e são encarregados diariamente pela transformação social, educativa, esportiva das Favelas.
O Prêmio Anu 2012, com o tema "Parabéns pra você" vem somar na grande celebração do aniversário de 10 anos da CUFA e faz da festa seu tema nesta edição. Nesses 10 anos a instituição trabalhou a fim de abrir espaços para as expressões artísticas que surgem nas áreas marginalizadas pelo mercado do entretenimento, educacional e do esportivo, contando a realidade a qual representa através de filmes, músicas, teatro, festivais. Demonstrando, de maneira concreta, o verdadeiro papel dessa organização na sociedade, pois essas expressões têm seu reflexo na formação da cidadania de jovens que vivem em zonas desfavoráveis, além de estimular sua auto-estima.
A CUFA vai ao encontro de ações realizadas em favelas de todo o país no desejo de igualdade, liberdade, compromisso e valorização da vida humana. Assim o Prêmio Anu unirá todas essas iniciativas exaltando suas mobilizações e atitudes.
Acreditando na integração como a forma mais eficaz de integração social, a CUFA escolheu o Theatro Municipal do Rio de Janeiro para essa festa de cidadania, o mais nobre dos espaços do estado do Rio de Janeiro para justamente celebrar essa união.
Apesar de todos os estigmas as Favelas têm mais de um século de histórias e realizações e ao longo desse tempo, contribuíram para a formação da identidade cultural e social do país. Em meio ao momento singular de renovação dos movimentos sociais, o Prêmio Anu busca revelar aqueles que, apesar das dificuldades, interferem diretamente no dia a dia de suas comunidades com iniciativas para promoção do bem estar geral na busca de uma real integração social.
1ª Fase:
Grupo de colaboradores de vários segmentos da sociedade (empresários, artistas, esportistas, gestores públicos, cineastas, entre outros) escolherá as experiências em favelas que mais se destacaram em todos os Estados da Federação, mais o Distrito Federal. O critério de escolha é livre e se baseia no conhecimento de cada um dos jurados colaboradores sobre o assunto. Na ocasião poderão ser escolhidos iniciativas e projetos de pessoas, fundações, ONGs, empresas, clubes, enfim, toda e qualquer manifestação desenvolvida nesses espaços.
Esses jurados indicarão 10 (dez) iniciativas até 31 de outubro de 2011, sendo divulgadas as 05 (cinco) selecionadas no dia 18 de novembro de 2011.
2ª Fase:
Nesta fase, que se inicia em 18 de novembro de 2011, será escolhida uma única iniciativa por estado, através de voto popular online neste site. Esta fase da votação será encerrada no dia 31 de dezembro de 2011, às 10h e às 12h serão divulgadas as ações vencedoras do Prêmio Anu Dourado.
3ª Fase:
A terceira e última fase da votação terá início no dia 05 de janeiro de 2012 e será feita também por meio do site. Por voto popular, teremos um triplo Anu Preto, que consistirá na premiação das 3 melhores ações do Brasil de 2011, cuja votação se encerrará 05 (cinco) horas antes do início da entrega da premiação no dia 28 de fevereiro de 2012 no Rio de Janeiro.
Postado por Marcos Venicius - Coordenador de Esporte da Cufa Sobral 88 9230 7422 // 88 96852544 venicius.cufasobral.ce@gmail.com // Twitter: @veniciussobral
Nenhum comentário:
Postar um comentário